O Museu
Conheça nossa história
Tombado pela Prefeitura de Petrópolis, O MHFC é um exemplo raro no Brasil e um patrimônio histórico que precisa ser preservado.

O MHFC
Fundado oficialmente em 1957 pelo médico e museólogo Sérgio Ferreira da Cunha, o MHFC nasceu do esforço visionário de transformar uma coleção privada de artefatos históricos — iniciada ainda na infância com peças herdadas da Guerra do Paraguai — em uma instituição de interesse público e cultural.
Em paralelo à fundação do museu, teve início, em 1951, a construção de sua sede definitiva: o Castelo Ferreira da Cunha, uma réplica, em cantaria de pedra, de um castelo medieval português do século XII, erguida com rigor histórico e arquitetônico.


Hoje, estamos em estágio de implantação e preparação para abertura plena. Trabalhamos para a catalogação e reinterpretação do acervo e do espaço museológico, com foco na preservação do patrimônio histórico que compreendem o MHFC.
Com um acervo superior a 3 mil peças tombadas pelo IPHAN, o MHFC abriga objetos de expressivo valor histórico e cultural. Essas coleções reforçam a relevância nacional da instituição e sustentam nosso compromisso com a preservação e a difusão do patrimônio brasileiro.
Um castelo medieval no Brasil
O Castelo Ferreira da Cunha, que abriga o MHFC, possui uma arquitetura única no Brasil: trata-se de uma réplica fiel de um castelo medieval português do século XII, construída em cantaria de pedra. Essa reconstituição arquitetônica rigorosa, associada a elementos simbólicos e cenográficos autênticos, confere ao museu uma identidade singular no país, tanto do ponto de vista estético quanto programático.





